Moradores do Guajará reclamam e alegam dificuldade para terem acesso aos ônibus do sistema de transporte público

Segundo moradores as vias estão sem condições de trafegabilidade o que vem dificultando o acesso dos ônibus ao final de linha do Guajará.



Créditos da Imagem: Horácio Nascimento


Nesta terça-feira (7), os moradores tiveram que caminhar mais uma vez do final de linha até o Espaço Tico para conseguirem pegar o ônibus.


Após protestos de moradores na sede da prefeitura municipal de Socorro, foram retomadas as obras em caráter de paliativo em boa parte do anel viário do Guajará. Mas segundo moradores, nessa semana os serviços não foram retomados e a velha problemática voltou a gerar transtornos e desgastes aos moradores e usuários do transporte público e alternativos.


Créditos da Imagem: Via redes sociais
Polêmica

Sejam ônibus ou táxi lotação a alegação de motoristas é que as vias principais do Guajará não oferecem boas condições de trafegabilidades até o final de linha.

Apesar da realização de paliativos em alguns trechos das vias, em alguns pontos como nos postes são constantes cenas de veículos atolados. E com as chuvas dos últimos dias a situação piorou nesses pontos críticos do anel viário do Guajará.

Outro serviço reivindicado diante deste cenário é á coleta do lixo que não é realizada regularmente em todo o território do Guajará devido a falta de infraestruturas das maiorias das ruas.

Os moradores são obrigados a conviverem em situação de completo abandono e precariedade devido a falta de ações do poder público municipal.





Transportes alternativos


Créditos da Imagem: Via redes sociais
As queixas dos condutores são muitas, pois devido á falta de infraestrutura das vias, são constantes os gastos com as manutenções dos veículos. Diante destes fatos, apás ameaça de paralisação do serviço prestado pelo sistema de táxi lotação, no dia 15 de junho, alguns representantes da categoria se reunirão com alguns secretários municipais na secretaria de obras e infraestrutura de Socorro. Onde ficou firmado um acordo em que a prefeitura iria realizar alguns paliativos de forma imediata para viabilizar a trafegabilidade no anel viário do Guajará.

Paliativos da Prefeitura de Socorro


Créditos da Imagem: Via redes sociais
A expectativa é que seja colocado um material mais compactado que foi prometido pelo secretario de obras e infraestrutura Francisco Nascimento em reunião com os moradores na comunidade no dia 18 de junho. De lá para cá, já se vão praticamente três semanas que os serviços recomeçaram e são paralisados sem quaisquer explicações.



Manifestação

Após a suspensão dos serviços mais uma vez, uma comissão de moradores realizou uma manifestação pacifica no pátio da Prefeitura Municipal de Socorro na última quarta-feira (01) de julho.  
Após chegarem a um acordo as maquinas retornaram para o Guajará e deram sequência a realização dos paliativos acordados nas outras duas reuniões. Segundo informações dos manifestantes as maquinas saíram do Guajará para realizar obras paliativas no Santa Cecilia.

Vejam o vídeo da manifestação
 




Moradores


A certeza que fica para os moradores é que sem a realização de obras definitivas que venham a solucionar essa problemática de locomoção dentro do Guajará, esse sofrimento será longo para todos. Os mesmos continuaram caminhando cerca de 2 km ou mais para terem acesso ao transporte publico nos dias que não chegam ao final de linha devido á falta de infraestrutura das vias. No mesmo barco os serviços essenciais como transporte público e alternativo, coleta de lixo, saúde, educação e segurança é uma realidade que vão ficando distante do objetivo de promover uma boa qualidade de vida aos moradores. 

O que os moradores querem da prefeitura é uma definição desta situação caótica que lhes são impostas todos os dias faça chuva ou faça sol. Se chove é lama para todos os lados, no verão muita poeira e buracos e a falta de obras de pavimentação que começaram e ainda não foram concluídas.

Nota


A nossa equipe procurou o secretario de comunicação da prefeitura de Socorro, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas. Mas nos colocamos a disposição em caso de direito de resposta tanto da prefeitura de Socorro, como das demais partes citadas.

Ainda segundo informações de moradores era aguardado o retorno dos maquinários para a conclusão dos serviços ontem (6) e até o momento não houve um comunicado da prefeitura sobre assunto.


Por: Horácio Nascimento
Créditos da Imagem e vídeo: Via redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos