A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

E O SURGIMENTO DE UM NOVO  MONOPÓLIO NO SISTEMA COM SABOR PERNAMBUCANO.

De onde vem a viação atalaia. com que garantias e promessas essa empresa vai investir aqui em Sergipe, principalmente para rodar num sistema podre e falido.
Se existe a promessa de uma licitação a caminha, como o essa empresa vai se garantir no sistema?

Desde o final do primeiro semestre do ano de 2013, algumas empresas filiadas ao grupo Bonfim estão fora do sistema de transporte urbano da grande Aracaju, sistema esse que o grupo dominou há quase 40 anos.

Desde 1978 o grupo Bonfim opera na grande Aracaju, através da Viação São Pedro e demais afiliadas como Viação Cidade de Aracaju popular (VCA), São Cristóvão transporte LTDA, Cidade Histórica e a extinta Viação Dedo de Deus, essa desde 2005 que não opera no sistema, mais junto com as outras começaram a circular no sistema desde o ano de 2004!

Quando na mesma situação as empresas a seguir também faliram e deixaram os seus funcionários haver navio, assim como o grupo veio a fazer atualmente!

Com o caos no sistema em 2003, as empresas , Halley e a viação progresso, Rota Sul, Santa Maria, São Pedro, Trans. Fátima, Viação Nossa Senhora de Fátima e viação Nossa senhora da Graça.
Que também saíram do sistema de transporte urbano e interestadual com os mesmos problemas da empresa VCA, ate hoje ainda a funcionários das Empresas graça e Trans. Fátima que não receberam os seus tempos e ainda aguardam na justiça receberem os seus direitos trabalhista.

Tudo isso aconteceu no governo do atual prefeito da cidade de Aracaju João Alves Filho, mais na época o prefeito era o saudoso Marcelo Deda, que assumia a prefeitura com essa bomba relógio no sistema de transporte publico e urbano.

Dai surgi a Viação tropical do grupo progresso, da Viação Halley veio a Viação modelo e viação Jardins, essa já extinta e também  VCA, São Cristóvão Transporte LTDA,  Cidade Histórica e a extinta Viação Dedo de Deus do grupo Bonfim, essas empresas como atualmente, também tiveram que acolher os funcionários das empresas Fátima e Graça que saíram do sistema por precaridade e péssimas condições de prestação do serviço e falta de pagamento aos seus funcionários.

Na época o prefeito de do município de Nossa Senhora do Socorro era o atual deputado Zé Franco que assistiu tudo e mais uma vez o município de Nossa Senhora do Socorro como sempre nas mão do Grupo Bonfim, continuava a Viação São Pedro e entrava a VCA e logo mais a Dedo de Deus e depois com a saída da mesma, entra a São Cristóvão.
O tempo vai passando e a população da grande Aracaju e Socorro vão se deparando com o quebra-quebra constantes dos ônibus, o que causa transtornos a população carente.

Assim sem nenhuma estrutura a população da grande Aracaju vai sobrevivendo aos trancos e barrancos e aguardando melhorias que nunca vem, assim também a tão sonhada licitação que prometia novos onibus e conforto para a classe carente.
Estamos em 2014, Dez anos depois da ultima turbulência no sistema de transporte urbano, as empresas entram em colapse e nada da tão sonhada licitação prometida pelo o saudoso Marcelo Deda e Edvaldo Nogueira que chegou a lançar o edital da licitação em 2011/12, mais apos tantos embargos, a licitação sobrou para o prefeito atual João Alves Filho e demais municípios, todos com a dura missão de resolver o caos que atingia o sistema naquele momento, greves dos rodoviários que reivindicavam o aumentos e pagamentos de salários em dias.

Durante esse tempo a população Socorrense passava por maus bocados na incerteza da falta de ônibus, muitos voltam para casa a pé.
Atualmente o prefeito Fabio Henrique tem essa dura missão e que já se esta encaminhando para um ano pós a queda do império grupo Bonfim e VCA e companhia LTDA, as coisa não mudou para a população de Nossa Senhora do Socorro e grande Aracaju.

A licitação não aconteceu, mais apos a saída da VCA, surgiu em caráter  de emergência a Viação Atalaia do Grupo Itamaracá de Recife-PE, para substituir a VCA e tambem a Viação Modelo aproveitando o momento lançou a Viação Capital Transporte.

Atualmente a empresa progresso passa por dificuldades financeiras, assim  denominada futura VCA, pela a infeliz coincidência!
Mais prometendo se ergue, após a entrada de circulação da nova empresa (Aracaju Card), que ira administrar o sistema de bilhetagem eletrônica e assim sobre alegação de reaver os valores da bilhetagem que no momento, segundo o grupo progresso, essas verbas estão sendo bloqueados por ordens judiciais de pagamentos direcionadas ao SETRANSP para cumprir os pagamentos de causas dos funcionários da VCA.

Ate a data de hoje, 15 de abril de 2014, os funcionarios do Grupo Progresso, ainda não receberam os tickets alimentação.

O que o povo cobra dos gestores da grande Aracaju é qualidade e conforto, pois mesmo com a chega da Viação Atalaia que apenas supriu a quantidade de ônibus do Grupo Bonfim, não mudou nada e nem acabou com a super lotação.
recentemente a Viação Cidade Histórica foi desligada do sistema de transporte urbano pela a SMTT de Aracaju e o SETRANSP, sindicato das empresas de transportes da Grande Aracaju.
E mais uma vez quem assumiu essas linhas?

A viação atalaia que retirou ônibus de outras linhas, para suprir a necessidade da população de São Cristóvão!
Mais uma vez a pergunta que não quer calar, porque somente a empresa atalaia é que esta assumindo essas linhas?
Porque nenhuma das outras empresas que atuam no sistema não entram para rodar no município de são Cristóvão e Socorro? Pois bairros como o Parque dos faróis e conjunto Jardim continuam reféns de um monopólio terrível.

Porque os prefeitos que desses municípios não tomam, nenhuma providencias para colocar novas empresas?
E porque não realizam a licitação para a entrada de novas empresas?
E cade a realização de um novo consocio prometido por ambos os prefeitos?

No final das constas o povo continua haver navios e ficam todos os dia encarando os mesmos desafios de de sempre.
A dura rotina de pegar um ônibus nas primeiras horas do dia para ir trabalhar, não é brincadeira!
Segunda Feira dia 14 de Abril, acompanho a dura rotina da domestica Daniela que as 5h da manhã encara a dura missão de pegar o ônibus do ramal 305 Parque dos Faróis Z. Oeste com destino ao terminal da Rodoviária Nova, onde la ela vai pegar outro ônibus o 310 Terminal Rod. via Shopping ou 035 ter. Saneamento via centro para as 7h chegar ao seu destino.
É árduo o momento, converso com os demais que também esperam o mesmo ônibus e sou alertado que se eu quiser ir sentado, tenho que pegar o ônibus descendo para o final de linha, muito me relataram que estão indo trabalha na Atalaia e Coroa do meio, mosqueiros, muitos são trabalhadores da construção civil e assim seguimos viagem, saímos do ponto da Igreja católica para o final de linha, o ônibus já sai um poco cheio, mais com todos os assentos ocupados, segundo Daniele e os outros passageiros me falam, no ponto da Farmácia São Lucas o Ônibus fica superlotado, mesmo o motorista avisando que tem outro atras o povo sobe e apos cronometrar o tempo que o ônibus chega a ficar parado no ponto, chega a 2 a 3 minutos!
Apos uma conversa com o motorista o mesmo me relata que é ordens da empresa, mesmo o ônibus cheio é para os mesmo pararem, para que os passageiros escolham se vão ou não.

Se eles não pararem e se alguém ligar ou o setor de câmeras flagrarem que o mesmo não parou no ponto a empresa os colocas para fora, pois as 5:45 da manhã chegamos ao termina z. oeste, agora é aguardar o 310 ou 035, pois a um batalhão esperando esses ônibus, segundo alguns passageiros e a própria Daniela, por volta de 6: 05 ou 6: 15 terá  dos dois, mais a cada instante vai aumentando o numero de gente no ponto aguardando o mesmo ônibus 310, que logo chega as 6:10 e em meio a o empurra-empurra Daniela e alguns outros passageiros recuam e mesmo o outro ônibus 035 encostando na plataforma as 6:15 e mesmo assim, não deu para quem quis, o jeito e aguardar o próximo das 6:35 ou 6:45 e assim no 310 a Daniela chega ao seu destino, apos encara um transito muito lento na avenida desembarcador Maynard, passando pelo o cemitério  São João Batista na linha do trem o transito é um caos e aos poucos o ônibus vai andando e aos troncos e barrancos o ônibus chega a av. francisco porto e as 7:15 a Daniela chega ao seu destino próximo a clinica renascer.

Esse é o dilema que o povo trabalhador enfrentam todos os dias e segundo o que me falaram que os patrões ainda dizem que é para eles acordarem mais cedo.
Eles tem os seus carros, automóveis de luxo e que não precisam ou nunca andaram o de ônibus, o triste é ver que o povo não tem para onde corre!
São reféns de um sistema podre e falido, que usam e abusam dos passageiros e dos seus funcionários!
O que me diriam os prefeitos de cada município, se passassem por tal angustia e apuros.

Reportagem: Horácio Nascimento
  DRT: 1948

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