Após reabilitação, tartaruga achada coberta de óleo é devolvida ao mar

Animal passou 70 dias no Centro de Reabilitação em São Cristóvão, Sergipe.

Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecida como Tartaruga Verde, será devolvida ao mar na tarde desta quinta-feira (19), depois de passar 70 dias no Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre da Fundação Mamíferos Aquáticos na cidade de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju.

O animal, que segundo o Projeto Tamar, está em risco de extinção, foi encontrado oleado no município de Feliz Deserto, no estado de Alagoas.

A tartaruga teve o acometimento de 90% do corpo pelo óleo e também apresentava ingestão do resíduo e presença de infecção pulmonar em consequência da interação com o resíduo oleoso. Durante a reabilitação, foram instituídos protocolos terapêuticos com medicações, fluidoterapia e suplementações vitamínicas, além dos banhos para despetrolização.

Após esse período de tratamento, o animal ganhou peso, está se alimentando bem e, de acordo com o resultado dos exames hematológicos, encontra-se apto para ser reintroduzido ao seu habitat natural. 

Segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, essas tartarugas têm como áreas de desova no Brasil as Ilhas oceânicas de Trindade, Reserva Biológica do Atol das Rocas e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. 

A soltura prevista pra esta tarde  deve ocorrer na praia do Aruana em frente ao Cemitério dos Náufragos, conforme orientação dos órgãos ambientais (SEMA e ICMBio).

Por: F5 News

Créditos da imagem: Projeto Tamar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos