Animais soltos causam transtornos em Nossa Senhora do Socorro

Sejam cavalos ou jegues, cenas como estas são bastantes comuns nas ruas do Parque dos faróis. Também é uma queixa crescente nas demais Localidades em todas as regiões de Socorro.

Créditos da imagem: Horácio Nascimento

O caos e os transtornos causados ao trânsito local é muito grande devido à falta de responsabilidade dos proprietários de cavalos. O desgaste é imerso para moradores do bairro Parque dos faróis principalmente nos dias da coleta do lixo. Pois os animais bagunçam o lixo a procura de alimentos, deixando uma enorme confusão por onde passam. Essa é uma queixa muito comum feita pela população nas demais localidades do município.

Essa questão não é por falta de fiscalização do município socorrense. O queima fica superlotado constantemente devido à apreensão de animais a solta.

Transtornos

Mesmos os donos indo fazer a retirada e pagando multa de R$ 30 reais e mais a diária no valor de R$ 20 reais. Eles ainda são orientados para tomarem todas as medidas cabíveis para que seja evitado a reincidência na apreensão do animal. É grande o índice de animais que retornam ao queima, nesse caso a multa é dobrada e na terceira vez o animal não é devolvido ao dono devido à reincidência. É um trabalho árduo de atuação desenvolvida diariamente pela polícia rodoviária federal e pela guarda municipal de Socorro, além da secretaria de agricultura via o queima que também encaminha todo o processo para o ministério publico.


Créditos da imagem: Horácio Nascimento
Segundo informações do secretário David Lopes responsável pelo setor do queima, são apreendidos em media dois animais por dia, isso de domingo a domingo. Esse numero chega a cerca de 60 cavalos por mês em média no município. Devido a esse número alto, a fiscalização será intensificada em todo o território de Socorro.



Denuncia

Outro fator preocupante é o crescimento da população de jegues em Nossa senhora do Socorro. Tem final de semana que a policia rodoviária federal aprende cerca de 40 jegues no entorno do Guajará, Conjunto Jardim, Oiteiros, Boa Viagem, Parque dos Faróis, Pai André e demais regiões. Segundo informações preliminares, está sendo investigado pela policia federal o crime de que estes animais estejam sendo trazidos de algum outro lugar e sendo soltos em Socorro.

Campanhas educativas

No próximo mês estará sendo realizado mais uma campanha educativa pela secretaria municipal de agricultura “Queima”, para chamar atenção dos criadores e carroceiros locais. Visando melhorar o relacionamento com os mesmos e conscientiza-los da gravidade de criar os animais a solta e as consequências que esse ato pode causar no transito local e nas BR que cortam o município de Socorro.

Vejam o vídeo


Por: Horácio Nascimento

Fotos e video: Horácio Nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos