Centenas de fieis vão ao ultimo dia de Novena no povoado Ilha do São José em Coronel João Sá

Foram nove dias e nove noites de festa em homenagem ao padroeiro do povoado baiano que mantem viva a tradição da realização da nove de São José. Nesta última terça-feira (19), o povoado recebeu devotos de todos os cantos para comemorar a novena de São José, que só foi encerrada com a realização da missa na Igreja local.

Créditos da imagem: Horácio Nascimento DRT: 1948/SE

O povoado Ilha do São José fica localizado a 18 km da cidade de Coronel João Sá, tem mais de 100 anos de existência. Apesar das dificuldades como falta de água encanada, saneamento básico, pouco acesso à saúde e educação.

Vivem no povoado cerca de 380 a 400 habitantes, onde aproximadamente 300 estão aptos a votar, agora é que será realizado o cadastro da biometria eleitoral no povoado.

A economia local tem o seu maior foco na agricultura e agropecuária familiar: muitos vivem do plantio do milho e do feijão, além das criações de ovelhas, caprinos e gado leiteiro.


Créditos da imagem: Horácio Nascimento DRT: 1948/SE

Como em todo o nordeste, a busca pelo fortalecimento da fé em busca de chuva, principal pedido a São José para abençoar as plantações. Os moradores mantem viva a tradição da realização da novena acompanhada por banda de pífano durante os noves dias e as noves noites de homenagem em devoção ao padroeiro do povoado baiano.

Apenas há 19 anos é que foi construída a capela São Jose no povoado e ha dois anos, o padre Thiago Costa está lotado como o padre titular.


Créditos da imagem: Horácio Nascimento DRT: 1948/SE
São moradores e devotos do povoado Ilha do São Jose como dona Dalva, dona Maria e dona Ednalva que cuidam da Igreja e ajudam o padre no dia a dia que está vivenciando e ajudando a manter viva tradição do novenário na comunidade.

Filho da terra, o Marcio de Jeremias veio matar a saudade da família e também acompanhou o cortejo no último dia, antes de voltar para Aracaju.  .
Dos 11 vereadores da cidade, apenas o vereador Juninho de Evani "PSD", acompanhou o ensejo e também veio agradecer as bênçãos alcançadas juntos com o povo.


Vídeo





Entrevistas

Áudio 01





Áudio 02




Áudio 03



Áudio 04






Áudio 05





Por: Horácio Nascimento 
DRT: 1948/SE

Comentários

  1. Bom dia ,a todos da ilha de São José,vcs estão de parabéns,s more mantendo essa linda tradição,da qual eu participava ,mas precisei vir morar em Aracaju ,sinto muita falta , saudades,emocionada com essas entrevistas,vcs são nota 10 ..eu não estou aí, mas minha mãe Aparecida e meu pai moram aí ,nasci aí ,minha infância foi toda aí ...sou muito orgulhosa saber que sou natural desse sertão maravilhoso,,que São José derrame bençãos sobre cada um de vcs....meus guerreiros ass.adenilza filha de apareApar e Denilson..ilha de São sempre lembrada por mim e por TDS..o bjaooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do nosso site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos