Quem é Evilásio Protásio o homem que comanda a guarda municipal de Socorro

Há dois anos nomeado comandante da guarda municipal pelo prefeito Inaldo da Silva do PCdoB de Nossa senhora do Socorro. Evilásio Protásio vem se destacando pelo trabalho desenvolvido e apresentado atualmente pela guarnição municipal.

  
Créditos da imagem: Horácio Nascimento

Nascido em Aurelino Leal, interior da Bahia, Evilásio Protásio é o filho intermediário do casal Godofredo da Silva Protásio e dona Eurides Carmo da Silva, que tiveram 17 filhos. Em 1989, os pais decidiram se mudarem com a família para Sergipe e vieram morar no bairro Conjunto jardim no município de Nossa Senhora do Socorro.


Formação e superação


Estudou no Colégio John Kennedy e depois foi para o Costa e Silva no bairro Siqueira Campos, mas terminou seus estudos no Colégio Leão Magno Brasil no Conjunto Jardim. Também foi um dos pioneiros na criação e instalação do primeiro grêmio estudantil, participou do conselho de educação local, que viabilizou a instalação da rádio escola "Zen FM", que um tempo depois se tornou a radio Leão Magno Brasil. Na época foi um marco importante na educação no município de Nossa Senhora do Socorro, ao lado do professor Everaldo Vieira diretor do Colégio Leão Magno, a chega de uma rádio escola que foi comandada por Karina, depois veio Horácio Nascimento, Thiago Cleiton e tantos outros que integram a equipe, sob a supervisão do professor Zezito de Oliveira.


Evilásio Protásio começou sua vida profissional trabalhando como servente na construção civil, se formou em técnico de edificações, técnico do meio ambiente, fez o concurso para agente de saúde, vigilância colegial, está terminando o curso superior na área de segurança publica.


Casamento e família



Créditos da imagem: Enviado pelo entrevistado
 "Evilásio e sua esposa Monica"

Evilásio Protásio reside no conjunto jardim com sua família, casado há oito anos com Monica Maria da Conceição, e seus dois filhos, frutos do primeiro casamento, o John Lineker Luz Protásio e a Any Caroline Luz Protásio.


Chegada ao comanda da Guarda Municipal


Após a extinção dos cargos de vigilantes devido à criação da Guarda Municipal, os mesmos foram agregados à guarda, isso após passar por um curso de capacitação. Ainda na gestão do ex-prefeito Fábio Henrique do PDT, Evilásio Protásio foi promovido a subcomandante da guarda municipal. A convite do atual prefeito Inaldo da Silva do PCdoB, foi que mesmo assumiu o comando da guarnição municipal. Talvez Nossa Senhora do Socorro, seja a única cidade a ter um comandante de carreira à frente de sua guarda municipal.


Reivindicações e direitos adquiridos


Nos últimos dois anos, a categoria conseguiu adquirir alguns benefícios e a valorização tão sonhada, via o sindicato e o comando da guarda. Nesse contexto, o prefeito Inaldo da Silva não tem medido esforços para garantir maior comodidade a cada componente da guarda. Foram varias conquistas como: Aumento de mais de 100% no auxilio alimentação, isso para o guardião que estiver no plantão de 24h,  ainda teve 20% de aumento no auxilio uniforme.

Ainda com o apoio do atual prefeito, está sendo adquiridos novos coletes, munições para teste e para trabalho também, além de espargidores para defesa pessoal e coletiva, tudo com autorização do exercito brasileiro. Ainda teve a doação de revólveres calibre 38, o porte de arma, tudo de acordo com a nova funcional liberada pela "Policia Federal".


Plano de Carreira


Atualmente vem sendo discutido um plano de carreira para os guardiões, entre o sindicato, o comando da guarda e o prefeito Inaldo da Silva, visando proporcionar mais estabilidade à categoria.


Novidades e projetos futuras na Guarda Municipal


O prefeito Inaldo da Silva vem investindo muito em segurança, capacitação de pessoal e ligando a guarda aos prédios dos órgãos municipais via sistema de monitoramento remoto por câmeras.  outra novidade é a implantação de mais uma base dos guardiões no conjunto jardim, um sonho do povo da região e que o prefeito já deu carta branca a conclusão da base de operações. Dessa forma, o objetivo é diminuir o tempo de resposta a cada ocorrência em cada localidade na zona sul de Socorro. Pois a base mais próxima é a da sede. Segundo o comandante Evilásio Protásio, a nova instalação proporcionará um ganho enorme para o Guajará, Quissamã, Pai André e o parque dos Faróis e adjacentes. Outro serviço que aproximara e muito a guarda da população será o serviço 153, daqui a 45 dias esse se tudo der certo estará em atividade, esse novo meio comunicação para o acionamento dos guardiões para solucionar as ocorrências.


Efetivo


A guarda municipal de Nossa Senhora do Socorro, hoje contem um efetivo de 168 guardiões, sendo 18 mulheres e 150 homens e quatro carros operacionais.


Concurso


Segundo o comandante Evilásio Protásio, ainda não tem previsão para a realização do concurso da guarda municipal socorrense.


ObS: Atualização para correção na legenda da foto do casal, pedimos desculpas ao casal pelos erros.
Att. Horácio Nascimento e equipe!

Ouçam alguns trechos da entrevista que fizemos com o comandante da guarda municipal de Socorro

1º Áudio!



2º Áudio!

3º Áudio!



4º Áudio!



5º Áudio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos