Acareação será realizada após deputado falar sobre subvenções

Deputado esteve no Tribunal Regional Eleitoral.
Ele negou ter assinado cheques.


Augusto Bezerra presta depoimento  (Foto: Ana Fontes /TV Sergipe)Augusto Bezerra presta depoimento (Foto: Ana Fontes /TV Sergipe)


O deputado Augusto Bezerra (DEM) prestou depoimento, de forma espontânea, na tarde desta quinta-feira (3), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social.

Durante o depoimento o deputado Augusto Bezerra negou que tenha assinado cheques destinados a associação Associação de Amigos da Nova Veneza (Amanova) . Ele disse que assinou apenas assinou o verso de um dos cheques para agilizar os pagamentos da Amanova. "Foi apenas uma autorização para pagamento. Eu coloco minha conta à disposição. Não houve nada e não entrou dinheiro na minha conta. Eu não recebi dinheiro".

Ainda em seu depoimento o deputado revelou conhecer superficialmente o empresário Nollet Vieira Feitosa, apontado como o articulador dos repasses de verbas de subvenção para a Amanova. Mas continuou afirmando que não ficou com dinheiro dos cheques e enfatizou que vai à justiça, caso o dinheiro que destinou, não tenha sido usado de forma correta. "Eu trouxe o documento mostrando que foi apenas uma autorização para a associação sacar. E se o recurso, que eu coloquei, não foi emporegado, eu vou a justiça".

Segundo o juiz Fernando Escrivani Stefaniu, informou que uma acareação será realizada. Disse ainda que essa é a última fase das oitivas que investiga o desvio de verbas de subvenção da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). "Tecnicamente é possível e já foi deferido. E já está com data marcada. Será com Nolet, dia 15 de setembro".
O deputado se colocou à disposição para quebra do seu sigilo bancário e telefônico e também se prontificou a participar da acareação.

Nesta sexta-feira (4), às 14h, os ex-deputados estaduais Adelson Barreto (PTB), atualmente deputado e federal, e Arnaldo Bispo (DEM) também irão prestar depoimento de forma voluntária.
Relembre o caso
Em dezembro de 2014, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou 25 ações contra 23 deputados da legislatura vigente à época na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social.
Também foi processada a ex-deputada e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Suzana Azevedo. Além de os valores terem sido repassados ilegalmente, por conta de proibição na legislação eleitoral, o levantamento inicial identificou pelo menos R$ 12,4 milhões desviados de sua finalidade.
Investigação Criminal
A delegada Daniele Garcia, do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), realiza uma investigação paralela sobre as verbas de subvenções. O inquérito feito após o fim das diligências dará origem a um processo na esfera criminal da Justiça estadual.
“Nós vamos instaurar 18 inquéritos, um para cada associação para apurar a destinação desses recursos. É importante dizer que neste primeiro momento não é uma investigação contra os deputados que têm foro privilegiado e que precisam de uma autorização para serem investigados. Caso fique comprovada a participação de algum deputado nós vamos encaminhar para o Tribunal de Justiça e pedir que autorize a continuação das investigações para que tudo fique esclarecido”, afirma a delegada.
Por: G1se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos