Caso Eloy: é preciso punição e imparcialidade

Filhos problemáticos, quem não os tem?
  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Filhos problemáticos, quem não os tem? Mas um fato ocorrido este fim de semana chamou a atenção da sociedade sergipana. Ítalo Bruno Araújo Fonseca, enteado do secretário de segurança pública do estado de Sergipe, João Eloy de Menezes, acompanhado de Eduardo Aragão de Almeida (com carteira falsa da PC), foi preso em flagrante na orla de atalaia, acusado de prática de assalto e porte ilegal de armas e se identificarem como policiais civis para um taxista.
Vale ressaltar que a própria SSP, através da PM, prendeu os criminosos e os conduziu para a delegacia plantonista. Com os jovens foram apreendidos nada mais nada menos que 3 pistolas e um fuzil, além do carro, uma amarok. Ele foi acusado por um taxista de realizar assalto. Pela rede social foi informado que o carro é particular do secretário e não locado pela SSP como alguns informaram pela rede social. É só conferir a placa: OEQ-6871.
Mas não foi realizado sequer o flagrante, pois o delegado plantonista entendeu que portar ilegalmente pistolas e fuzil de
 porte exclusivo das polícias não é crime.  O blog relembra fatos semelhantes envolvendo autoridades policiais sergipanas, e denunciados pela imprensa: Ex-comandantes da PM Péricles e Magno, por muito menos foram afastados de seus cargos. O blog relembra que o primeiro por utilizar a PM para localizar sua filha que havia saído com o namorado, o segundo por visitar um PM preso acusado de vários homicídios em Pernambuco.
Pela rede social twitter,  Sérgio Freire (jornalista,sargento do CBM, ascom SSP), informou que "o jovem pegou o veículo particular do Secretário sem autorização. As armas que estavam no carro são do Secretário que não anda com seguranças.” Escreveu ainda que  “Eloy foi acordado 3 da manhã pelo tenente da PM com a notícia e  pediu para que o caso fosse encaminhado para a Plantonista sem interferência.”
Como o jovem teve acesso a  três pistolas e um fuzil de uso exclusivo da polícia? Qual o motivo destes jovens serem soltos mesmo estando com portando ilegalmente armas de uso restrito? O que diz a lei: “Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.”
É algo grave, principalmente num momento onde a sociedade cobra mais segurança. Um parente do secretário envolvido desta forma tira toda esperança de uma segurança maior.
A prisão deste final de semana deve ser investigada, não apenas pela polícia, mas como também pelo Ministério Público.
João Eloy tem que ser duro. Exigir punição exemplar. E se necessário, por conta da imparcialidade, o secretário João Eloy deve pedir ao governador o afastamento até a apuração final do caso.
Foi assim em outras situações semelhantes. O momento não é de passar a mão na cabeça, mas de pedir punição exemplar para o crime cometido.
A SSP não pode passar a imagem para a sociedade que  virou a casa da mãe Joana.
Por: Claudio Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos