Carira e Tobias Barreto têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Municípios podem solicitar ajuda emergencial para combater efeitos da seca.


Seca no Estado de Sergipe — Foto: Reprodução/TV Sergipe

Nesta quinta-feira (24) o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), publicou o Reconhecimento Federal de situação de emergência de 23 municípios dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.


Na lista estão os municípios sergipanos de Carira e Tobias Barreto, que a partir de agora já podem solicitar ajuda emergencial e recursos da União.


Na tarde desta quarta-feira (23), o ministro do MDR, Gustavo Canuto, anunciou R$ 4,5 milhões para que os prefeitos possam apresentar Plano de Trabalho com suas necessidades.


Apoio emergencial

Para receber auxílio da Defesa Civil Nacional, estados e/ou municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública - deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual, que deve atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa MI nº 2/2016. O reconhecimento federal permite o acesso das cidades afetadas por desastres naturais.


De acordo com o MDR, as medidas da União são complementares à atuação dos governos municipais e estaduais, e podem ser solicitadas sempre que necessário - inclusive em situações recorrentes, como é o caso dos desastres naturais ocasionados pelo extenso período de seca e chuvas intensas.

Seca em Sergipe



Seca no estado de Sergipe — Foto: Reprodução/TV Sergipe/Arquivo

Em Sergipe, 26 o número de municípios estão em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Gararu, Malhada dos Bois e Amparo do São Francisco ainda esperam o reconhecimento federal.


De acordo com a Defesa Civil, 228.412 pessoas estão sendo afetadas pela seca. Desse total, 61.498 são assistidas pela Operação 'Carro Pipa' do Exército e da Defesa Civil. 79 veículos distribuem água para as famílias.


Agora, os municípios com situação já decretada são: Carira, Amparo do São Francisco , Tobias Barreto, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo, Ribeirópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo, Feira Nova, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Canhoba, Tomar do Geru, Poço Redondo, Salgado, Aquidabã, Malhada dos Bois e Capela.

Fonte: G1 SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Caso Ítalo Bruno: taxista confirma tentativa de assalto