Os destaques de Socorro no pós-pleito de 2018

Em Socorro, os grupamentos políticos negam, mas os bastidores pegam fogo. Após os resultados obtidos no último pleito, o cenário politico municipal revelou algumas surpresas para 2020.


Créditos da foto: Via facebook do Dep. Federal F. Henrique.
(Dona Maria da Taiçoca, Drº Samuel carvalho)

Muitos nomes de pretensos candidatos à prefeitura municipal vêm sendo especulados nas redes sociais e nos bastidores políticos locais. Alguns nomes já conhecidos e outros novos no cenário em busca da cadeira do executivo municipal. Nossa Senhora do Socorro é o segundo maior colégio eleitoral, perdendo apenas para a capital Aracaju. No município neste pleito, 103.308 eleitores estavam aptos para votar, sendo dos eleitores 53%, do sexo feminino e 47%, masculino. Isso segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), sendo que sua população é de 181.928 habitantes, tendo como fonte desses últimos dados o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística). 

Foi o contexto desses dados a cima que definiram o rumo dos candidatos apoiados por alguns pretensos em 2020, e algumas amarrações com lideranças locais. O desempenho obtido no resultado final ira definir o destino e a força de alguns agrupamentos políticos no próximo pleito. Algumas personalidades politicas do município, até receberam um recado do povo, se entenderam ou não, ai será outros quinhentos, lá na frente é que saberemos o resultado. "Só um aviso", pois quem avisa amigo é: o povo acordou e só não viu quem não quer ver a realidade, pois quem trabalha Deus ajuda. 

No cenário federal, o ex-prefeito Fabio Henrique do PDT, até se saiu bem, assumindo a oitava vaga. Seguido por Drº Samuel Carvalho do PPS, que conquistou uma vaga na Alese. A eleição de ambos gera uma grande expectativa para o povo Socorrense que terá um deputado federal e um deputado estadual, os representando e buscando recurso para tirar o município do caos que se encontra. Independentes de lado, ambos vão olhar por Sergipe, não só por Socorro. Até onde se sabe ambos são oposição na politica, apesar de alguns rumores atualmente dizer o contrario. Dizem que a politica é dinâmica, muito mais ainda tá o eleitor de 2016 para cá.

Em outro contexto politico, está a presidente da câmara de vereadores e agora segunda suplente do senador Rogério Carvalho do PT, Dona Maria da Taiçoca do PSD. Socorro ainda conta com o segundo suplente de deputado estadual, o Vereador Pastor Joanan do Avante. Esses dois últimos está numa leve vantagem de aproximação com o povo socorrense, devido a seus trabalhos no legislativo municipal.

Uma analise direta de cada um

  • Deputado Federal eleito Fabio Henrique "PDT"

Créditos da foto: Via rede social
(Momento da diplomação do dep. federal).

Dois anos após sair de um pleito complicado, muito confuso e até hoje indigesto para algumas pessoas do seu ex-grupamento e aliados também. Os mesmos não entenderam a condução do grupamento em 2016, dada pelo ex-prefeito e atual deputado federal eleito Fabio Henrique.

As reclamações são grandes e a fila é longa em todo o município, até queixa de abandono tem. O caso é que o resultado foi visto agora em 2018, apesar do muito chororô, aquelas lideranças menosprezadas em sua gestão foram as que vestiram sua camisa, mesmo sendo apedrejadas e recebidas muitas às vezes com quatro pedras não em algumas localidades.

Alguns nomes como os de Drº Saulo Eloy e Klewerton Siqueira, esse último apesar de coordenar a campanha do candidato a governador de Eduardo Amorim, lhe pedia votos para o povo Socorrense. Saulo Eloy é o cara que ninguém ver, mais a sua força nas articulações foram precisas, com bom jogo de Cintura e um bom papo "Chamando o povo do velho grupamento para entrar em campo também". E muitas das lideranças que foram marchar com Fabio Henrique, direto ou indiretamente tinham haver com alguma das articulações entre Saulo e Klewerton.

Em 2018, Fabio Henrique descobriu que seus amigos eram verdadeiramente amigos do poder. E aquelas formiguinhas que arrastavam a chinela vestindo sua camisa, mesmo sendo chutados em sua gestão foram os que lhe acolheram na sua busca a uma cadeira na câmera federal. Se a lição foi aprendida, vamos aguardar para vermos, apesar dos pavões já o cercarem novamente. E o discurso durante o pleito 2018, parecia ser verdadeiro que ele viu quem são seus amigos de verdade.

O resultado obtido nas urnas em Sergipe foram de 35 mil votos, em Socorro foi de 13.421. Pós-eleito, o mesmo vem colocando o seu mandato a disposição dos 75 municípios sergipanos, mas segundo algumas fontes e bastidores políticos, o único a não querer essa ajuda é o atual gestor de Socorro. Pois não respondeu a um oficio do atual deputado federal para esse dialogo, ao que parece o cafezinho ai é tão amargo que não tem açúcar que de jeito.

O povo deu mais uma chance ao ex-prefeito e espera que ele abra do olho, Socorro quer voltar ao crescimento. É por isso, que ele está agora em Brasília.


  • Deputado Estadual eleito Drº Samuel Carvalho "PPS"

Créditos da foto: Via Facebook do próprio

Esse vem numa crescente e constante, muitos afirmam que não demorara para que o deputado estadual chegue ao executivo municipal. Esse é um desejo antigo de Samuel Carvalho, alias pretenso candidato de natureza, sempre se declarou e se a representou como a renovação politica socorrense. Seu agrupamento é formado por pessoas simples e alguns decepcionados com a velha politica.
Apesar de algumas más-línguas, o colocar na mesma chapa em 2020, ao lado do ex-prefeito Fabio Henrique. Mesmo esse "zum, zum, zum" de bastidores, ambos vem negando, e desconversando sobre uma possível aliança.

Sua caminhada começou em 2014, Samuel Carvalho obteve 5.791 votos para deputado federal, em seguida em 2016, disputou à prefeitura de socorro, sua votação foi de 12.276. Em 2018, na disputa por uma vaga na assembleia legislativa se Sergipe, Drº Samuel Carvalho, se elegeu com 14.216 votos em Sergipe. Em Socorro  obteve 8.268 votos, sendo o mais votado de todos os eleitos no município, inclusive do candidato Luciano Bispo que obteve 3.350 votos, mesmo sendo apoiado pelo atual prefeito Inaldo da Silva do PCdoB. Se comparar o resultado de Samuel carvalho com o candidato Capitão Samuel do PSC, mesmo sendo apoiado pelo ex-prefeito Zé Franco, obteve 2.025 votos em Socorro. a diferença aumenta 6.243 votos. 

Drº Samuel Carvalho chega ao seu primeiro mandato politico e como deputado estadual, não só representar o povo socorrense, mais o povo sergipano também. Claro que ele será avaliado pelo eleitorado de Socorro, se ele realmente quer ser prefeito do município, o seu alicerce começou agora na Alese.

  • Vereadora e suplente de senador Dona Maria da Taiçoca "PSD"

Créditos da foto: Via Facebook da própria.

Com quatro mandatos em seu currículo, dona Maria da Taiçoca é presidente da câmara municipal, há 12 anos, e agora foi diplomada segunda suplente do senador Rogerio "PT". Parceria essa que rendeu ao senador eleito 16.102 votos em Socorro.

Segundo bastidores, o desejo de dona Maria é imenso para disputar a prefeitura Socorrense. Ainda segundo algumas lideranças politicas locais, essa é a hora dela vim, se não for agora não será nunca mais.

Nesses 14 anos de mandato, a vereadora e atual presidente da casa do legislativo municipal, não tem mais nada a aprender, pois ela já sabe como funciona o regimento da casa.

Agora é a hora de alçar voos maiores, essa sempre foi uma situação questionada no município. A Imagem de dona Maria da Taiçoca sempre ficou vinculada ao ex-prefeito Zé Franco, a principio se imaginou que ele a lançaria e isso nunca ocorreu, veio o ex-prefeito Fabio Henrique também não a lançou.

Até esse pleito, chegou a se questionar a falta de gana por parte da vereadora, isso pelo seu legado e a sua história, principalmente por ser filha ilustre da terra. Alias Socorro aparentemente parece ser uma escola de base para crescer o nome de algumas personalidades politicas de fora, mas nunca ver um filho ilustre seu, tentar ser o gestor, sempre é servidor. 

  • Vereador Pastor Joanan "Avante"

Créditos da foto: Via Facebook do próprio.

Pastor Joanan é natural de Capela, município sergipano, está no segundo ano do seu primeiro mandato de vereador por Socorro. Neste pleito disputou também pela primeira vez uma vaga na Alese, obteve 11.497 votos em Sergipe.

A sua fé e a sua coragem, lhe proporcionou uma votação de 3.526 votos, em Nossa senhora do Socorro, sendo diplomado segundo suplente de deputado estadual.

Segundo bastidores, o carisma do pastor Joanan é grande no município e principalmente com algumas lideranças politicas do estado. Mas é um grande nome para o futuro da politica em Socorro, foi uma grande surpresa a sua votação. Com certeza logo chegará a colocar o seu nome como pretenso candidato ao executivo municipal.

Resumo


Que Nossa senhora do Perpétuo do Socorro é a meninas dos olhos ninguém nega. Seu potencial econômico e sua aproximação com a capital sergipana, desperta o interesse de muitos políticos querem se promover a cargos mais elevados no estado e fora.

A história politica do município fica marcada mais uma vez, pela primeira vez elegeu um deputado federal, tem bons nomes em destaques no cenário politico. A cidade é um berço acolhedor, o povo é sofrido, mais são batalhadores.

Tanto o deputado federal eleito Fabio Henrique, o deputado estadual eleito Drº Samuel Carvalho, também vivem suas expectativas. O povo mais ainda, pois acompanhara o desempenho de ambos e as cobranças virão.

Apesar de serem suplentes, dona Maria da Taiçoca e o pastor Joanan, também terão que corresponderem às expectativas do povo na câmara municipal. Se ambos tem alguma pretensão em 2020, a hora é agora, pois o povo está de olho. E agora mais do que nunca o município precisa de ação conjunta dos quatros para sair do cenário confuso que se encontra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos