Sintese realiza ato público para divulgar notas que avaliam gestores públicos

O evento é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE) há oito anos.


Captura de tela 2014-12-29 às 4.07.39 PM.png
Foto: Reprodução/ TV Atalaia


Na manhã desta segunda-feira (29) os professores da rede pública de ensino de Sergipe realizaram um ato no Centro Comercial de Aracaju. O evento é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE) há oito anos e tem como principal objetivo divulgar as notas do desempenho dos 74 gestores públicos municipais e do Estado com relação a educação.
Captura de tela 2014-12-29 às 4.06.52 PM.png
Foto: Reprodução/ TV Atalaia

De acordo com a nota final, os municípios mais bem avaliados foram Siriri (7,0), Itabaiana (6,7), Itabi (5,9), Amparo do São Francisco (5,8) e Nossa Senhora do Socorro (5,8). 

Ainda de acordo com a avaliação, os municípios que tiveram as piores notas foram São Cristóvão (0,5), Riachão do Dantas (0,7), Ilha das Flores (1,1) , Salgado (1,1) e Propriá (1,3).

Já a nota dada ao Governo do Estado foi de 2,6, diferente do ano passado, quando o governo recebeu 4,6.

Para a presidente do sindicato, Angela Maria de Melo, o momento é para a reflexão. “O ato da Prova Final sempre é um momento de diálogo com a população e isso é fundamental para nós, poder dialogar com a sociedade sobre nossas ações e sobre a política educacional que temos e a que queremos para todos e todas”, aponta.

Em nota, o governo do Estado se manifestou sobre o assunto. Confira na íntegra:

Em relação à nota de avaliação dada pelo SINTESE ao governo do Estado, a administração estadual informa que não se reconhece neste número e não leva em consideração qualquer nota atribuída por este Sindicato.

As avaliações reconhecidas pela Secretaria de Estado da Educação são as feitas pelo Ministério da Educação através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)  e  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), pois possuem metodologia definida  e avaliam com transparência a qualidade da educação em todos os estados brasileiros.

O secretário de Estado da Comunicação Social, Sales Neto, afirma que a nota do SINTESE é emitida em um momento em que eles tiveram seus interesses contrariados pela reforma de modernização da administração estadual. “Esta nota dada pelo SINTESE ao governo vem contaminada pelo rancor de quem teve interesses contrariados por defender artigos na Lei que não existem mais em nenhum estado brasileiro”, disse.

O secretário de Comunicação acrescenta que quando o sindicato atribui uma nota baixa a qualidade da educação pública estadual, desgasta e atinge também os professores. “Isso é um  tiro no pé dos professores. Solidarizo-me com estes profissionais do ensino, aqueles que lecionam e lutam incansavelmente  pela melhoria  da qualidade da educação”. O secretário de Comunicação finaliza deixando uma colocação “O SINTESE deveria procurar saber qual a avaliação que a sociedade faz dele” sentenciou.

Por: - Com informações do Sintese

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos